domingo, 26 de dezembro de 2010

OMG : Matança de baleias é recorde em 2010!

Organizações ambientais e de proteção animal estão bastante preocupadas com o crescimento da matança de baleias nas Ilhas Faroe, na Dinamarca. Somente neste ano, já foram mortas 1115 baleias-piloto – maior registro da matança desde 1996. Nos últimos 10 anos, a média tem sido de 627 baleias-piloto mortas por ano.
Apesar de o governo dinamarquês afirmar que não, imagens de TV feitas nas Ilhas Faroe mostram claramente que os métodos brutais utilizados na caça às baleias continuam os mesmos, provavelmente causando sofrimentos terríveis a esses animais. As autoridades locais não deram explicações para o fato de tantas baleias terem sido mortas este ano.

Carne contém contaminantes

Nas duas últimas décadas, inúmeras pesquisas realizadas pela equipe do Departamento de Saúde Pública e Ocupacional da Ilhas Faroe comprovaram o impacto de contaminantes como o mercúrio, encontrados na carne e na gordura das baleias-piloto, sobre a população local.
Em agosto de 2008, o Dr. Pál Weihe, chefe do Departamento, e o médico chefe das ilhas Faroe, Dr. Høgni Debes Joensen, publicaram um comunicado recomendando que a baleia-piloto não seja mais usada para consumo humano, devido à séria ameaça que ela representa.

Recomendações sobre riscos são ingnoradas

O governo local declarou que ainda está analisando estas informações, embora venha recomendando à população que siga a prescrição alimentar adotada em 1998, que autoriza o consumo mensal de apenas uma ou duas refeições mensais à base de carne de baleia. Ele também estabelece que mulheres grávidas ou amamentando devem evitar o consumo deste tipo de carne.
A diretora da Agência de Investigação Ambiental (EIA), Jennifer Lonsdale, afirmou que “a caça às baleias-piloto em 2010 já produziu 550 toneladas de carne e de gordura para 49 mil habitantes locais”, e que “isto equivale a 11kg para cada indivíduo, incluindo os bebês – quase 1kg por mês por pessoa”. Segundo Londsale, isso significa cerca de cinco vezes mais do que o recomendado em 1998 como consumo seguro, além de ignorar completamente os avisos recentes contra o consumo de carne de baleias-piloto.
Já que muitas pessoas, incluindo crianças e algumas mães, não consomem carne de baleia-piloto, e que tantas outras não têm acesso ao produto, é de se inferir que algumas pessoas estejam consumindo quantidades muito maiores deste tipo de carne.
Ao permitir a caça às baleias, o governo das Ilhas Faroe demonstra ignorar a ameaça à saúde de seus cidadãos, além de não ter sensibilidade para a crueldade a que são submetidas as baleias-piloto.
Acesse mais informações sobre a Campaign Whale, organização que se dedica à proteção das baleias, dos golfinhos e dos botos, e do meio ambiente emwww.campaign-whale.org

Nenhum comentário: